Tudo que você precisa saber sobre as escolas em Orlando


Entenda como funciona o sistema educacional norte-americano e descubra quais as melhores escolas do sul da Flórida

Está pensando em se mudar para o sul da Flórida, nos Estados Unidos, mas não conhece nada sobre as escolas em Orlando para matricular os seus filhos? Saiba que você está no lugar certo.

Não é segredo para ninguém que o sistema de ensino norte-americano é bem diferente do brasileiro. Por isso, antes de começar a pesquisar escolas para matricular os pequenos, é importante, antes de mais nada, entender como elas funcionam.

Qual a idade ideal para começar a frequentar a escola? Qual a diferença entre Preschool e Elementary School? Qual é o processo adotado para admitir jovens na faculdade? Quais as melhores escolas em Orlando? Tudo isso você vai encontrar a seguir.

Quais as etapas de ensino das escolas no Brasil?

Antes de começar a explicar sobre os Estados Unidos, é interessante relembrar como essas etapas são divididas no Brasil. Tudo começa na educação básica, que vai da educação infantil – quando a criança tem até 5 anos – até o ensino médio – estudantes de até 17 anos. Veja:

Educação infantil (0 aos 3 anos creche e 4 aos 5 anos pré-escola)

Nessa etapa, o foco está no desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social da criança. Por isso, essa é a época em que os pequenos começam a ter contato uns com os outros e a realizar atividades lúdicas e educativas.

Ensino fundamental (6 aos 14 anos)

Nessa etapa, o foco está no desenvolvimento de capacidades como a compreensão do ambiente natural e social, e entendimento valores essenciais para convivência em sociedade. O estudante também deve concluir o ensino fundamental com domínio da leitura, escrita e de cálculos matemáticos simples.

Ensino médio (15 aos 17 anos)

Etapa que precede o ingresso do estudante à universidade, no ensino médio o foco é aprofundar aquilo que foi ensinado ao aluno no ensino fundamental, propiciar a sua formação ética e estimular o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

Como é organizado o sistema de ensino nos EUA?

Ok, agora que as etapas do sistema educacional brasileiro estão frescas na memória, é mais prático explicar como tudo funciona nos Estados Unidos. Afinal, os objetivos do ensino básico são bem semelhantes em ambos os países, o que muda, de fato, é a forma como são organizados.

Jovem estudando

Veja:

Preschool (dos 3 aos 5 anos)

O preschool equivale ao período de pré-escola da educação infantil brasileira.

Elementary School (dos 6 aos 11 anos)

Equivalente ao ensino fundamental, é no Elementary School que são matriculadas as crianças com idade entre 6 e 12 anos. Dos 5 aos 6 anos, existe uma etapa chamada de Kindergarten (jardim de infância) que precede a entrada da criança ao Elementary School.

É nessa idade que filhos de estrangeiros começam a compreender a língua inglesa, por isso, é importante matricular os pequenos o quanto antes em uma boa instituição de ensino.

Middle School (12 aos 14 anos)

Nos Estados Unidos, os 3 anos anteriores ao ensino médio são chamados de Middle School. Ou seja, essa etapa equivale ao 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental.

High School (15 aos 18 anos)

Concluído o Middle School, o aluno já possui idade suficiente para ingressar no High School, equivalente ao ensino médio do Brasil. Contudo, diferente do sistema de ensino Brasileiro, o ensino médio norte-americano tem 4 anos de duração e, após essa etapa, todos estão aptos para tentar ingressar no College ou University, que são as faculdades ou universidades.

Como funciona o processo seletivo das faculdades/ universidades americanas?

Nos Estados Unidos, um estudante de Middle School ou até de Elementary School que planeja, no futuro, conquistar uma vaga na faculdade, precisa ter um bom desempenho escolar desde cedo. Isso porque uma das etapas mais importantes do processo seletivo leva em conta uma informação chamada de GPA, ou Grade Point Average.

O GPA nada mais é do que a média das notas obtidas pelo aluno durante todo o High School. Portanto, alunos estrangeiros e nativo-americanos que obtiverem boas notas desde a escola têm mais chances de conseguir entrar em grandes universidades.

Além do GPA, existem os testes SAT e ACT, que se assemelham a um vestibular tradicional, os exames TOEFL e IELTS, que são testes de proficiência do idioma inglês, e também entrevistas pessoais.

Quais as melhores escolas em Orlando?

Agora que você já sabe como é estruturado o sistema de ensino e como funciona o processo seletivo para ingressar nas universidades, confira a seguir uma seleção de importantes escolas em Orlando – todas com excelente nota de classificação:

Seminole Science Charter School
Para estudantes do Kindergarten ao final do Middle School, a Seminole Science Charter School pode ser uma boa opção. Avaliada com média A de acordo com o Niche, site especializado em escolas, a instituição fica localizada no Lake Mary, FL.

Endereço: 3580 N Us Highway 17-92, Lake Mary, FL 32746
Telefone: (407) 864-8296

Choices in Learning Charter School
A próxima escola da lista é destinada aos estudantes a partir do Kindergarten ao final do Elementary School. A instituição Choices in Learning Charter School possui média A, de acordo com o Niche, e fica localizada em Winter Springs, FL.

Endereço: 1100 E Sr 434, Winter Springs, FL 32708
Telefone: (407) 302-1005

Arbor Ridge School
Também avaliada com média A pelo site Niche, a instituição Arbor Ridge School é uma das melhores escolas em Orlando do Kindergarten ao Middle School.

Endereço: 2900 Logandale Dr, Orlando, FL 32817
Telefone: (407) 672-3110

Winter Park High School
Para os pais de adolescentes que estão prestes a ingressar no ensino médio, ou High School, a escola pública Winter Park High School é uma das melhores instituições de ensino em Orlando. E, assim como as outras escolas da lista, é avaliada com média A pelo Niche.

Endereço: 2100 Summerfield Rd, Winter Park, FL 32792
Telefone: (407) 622-3200

Agora que você sabe um pouco mais sobre o sistema de ensino norte-americano e conhece também as melhores escolas em Orlando, que tal se mudar para o sul da Flórida? Converse com o time de corretores da Authentic e conte com uma consultoria imobiliária experiente para comprar casa em Orlando de forma ágil e sem burocracia, do jeito que você sempre sonhou!