Como obter o visto de investidor nos EUA? Confira todos os detalhes!


Descubra uma das maneiras mais seguras para conquistar o seu Green Card.

Está pensando em investir o seu dinheiro no mercado americano? Saiba que ao realizar investimentos nos Estados Unidos é possível conquistar também cidadania no país. Para tornar isso possível é necessário cumprir algumas etapas, como a solicitação do visto EB-5.

Apesar do processo ser simples, sem as informações certas você pode perder mais tempo do que o necessário. Por isso, neste artigo você vai descobrir todos os detalhes sobre o visto de investidor EB-5 e o que fazer para emitir o seu ainda em 2019.

O que é o visto de investidor EB-5

Criado em 1990 pela Lei da Imigração (Immigration Act) o visto EB-5 tem como principal objetivo principal incentivar a geração de empregos em áreas onde a taxa de desemprego é alta. Essas regiões são chamadas de TEAs (Áreas de Emprego Alvo).

Por isso, a partir de um valor mínimo investido – e quantidade mínima de geração de empregos diretos – estrangeiros passam a ter chance de conquistar residência permanente no país.

Esse visto é também conhecido como Visto de trabalho de Quinta Categoria de Preferência ou visto de Investidores Imigrantes. Ou seja, aqueles que são titulares do visto EB-5, após receberem o Green Card, tornam-se imigrantes, podendo viver e trabalhar nos Estados Unidos.

O visto de investidor é considerado como uma das maneiras mais “acessíveis” de conquistar o Green Card, mas ele não é a única. Outros tipos de Visto de Imigrante são:

homem com a mão no queixo fazendo cara de dúvida

  • Visto EB-1

Esse visto é concedido aos trabalhadores prioritários, ou seja, experientes e reconhecidos dentro de sua própria área de conhecimento. O EB-1 possui três categorias:

EB-1A: Concedidos a grandes nomes do atletismo, educação, negócios, artes ou ciência;

EB-1B: Pesquisadores ou professores de destaque;

EB-1C: Empregados de cargo gerencial ou executivo em filial, afiliados ou subsidiários de empregador nos EUA.

  • Visto EB-2

Visto é destinado aos trabalhadores estrangeiros que possuem diplomas de pós-graduação – após requerimento da Certificação de Trabalho com o Departamento de Trabalho dos EUA (PERM) pelo empregador – ou que tenham capacidade excepcional e cuja imigração é do interesse nacional.

  • Visto EB-3

O visto EB-3 é específico para profissionais que necessitam, devido à profissão, passar um período em um programa de estudos na faculdade. Os candidatos a esse visto devem possuir uma Certificação de Trabalho com o Departamento de Trabalho dos EUA (PERM).

  • Visto EB-4

Já o visto EB-4 é concedido aos imigrantes especiais, sobretudo trabalhadores religiosos. No entanto, também estão aptos ao visto EB-4 jovens imigrantes especiais, funcionários de mensagens de serviços estrangeiros dos Estados Unidos, tradutores, ex-funcionários do governo americano etc.

Veja também – Porque o número de brasileiros em Orlando só aumenta? Descubra aqui!

Benefícios do Visto de Investidor EB-5

Por que aplicar para o Visto de Investidor EB-5 pode ser um bom negócio?

Tranquilidade

Não é necessário aguardar em uma fila de espera, ter uma especialização diferenciada ou cumprir exigências duvidosas.

Toda a família é contemplada

Aqueles que obtiverem o Visto EB-5 conquistam o direito de levar consigo para os Estados Unidos o seu cônjuge e também filhos solteiros com idade inferior a 21 anos.

Segurança

Inicialmente o investidor recebe um Green Card condicional, você entenderá melhor a seguir, e cinco anos depois conquista o direito de se candidatar à cidadania.

Quais os requisitos

Você já sabe que o visto de investidor é um caminho para conquistar a cidadania americana. No entanto, é preciso, antes de mais nada, descobrir quais são os requisitos para se qualificar ao EB-5.

  • Investimento de, no mínimo, US$500.000 nos Estados Unidos;
  • Criação de, no mínimo, 10 empregos formais em período integral nos Estados Unidos por um período de dois anos;
  • Ter, no mínimo, 21 anos de idade completos;

Não é necessário ter experiência ou um fundo especial para isso. Basta comprovar que o valor a ser investido foi obtido de forma legal.

Por onde começar

Preenchido os requisitos, o próximo passo é dar a entrada no requerimento do visto. O processo todo é composto de quatro etapas principais:

  1. Ao optar pela modalidade de investimento – “equity” ou “loan”, sendo esse último o mais comum – o requerente deve ir até um centro regional nos Estados Unidos e encontrar um projeto disponível para investimento;
  2. Escolhido o projeto, o requerente do visto deve investir o capital e, em seguida, dar entrada na petição I-526;
  3. Feito isso, no próximo passo, o requerente adquire o direito de obter uma residência permanente condicional. Condicional pois ela permite que o investidor mude-se para os Estados Unidos e permaneça por lá durante dois anos;
  4. Passado esse período, basta que o requerente comprove que concluiu com sucesso todos os requisitos do EB-5. Isso é feito por meio da petição I-829. A aprovação dessa última petição concede ao investidor o direito à cidadania incondicional – residência permanente.

homem assinando contrato

Confira também – Ideias de empreendedorismo: Os negócios nos EUA que estão bombando!

A compra de imóveis pode ser considerada investimento?

Há certa confusão acerca dos requisitos necessários para concessão do visto EB-5. Algumas pessoas acreditam que apenas investir US$500.000 nos Estados Unidos é o bastante, o que tornaria a compra de imóveis elegível para o requerente ser considerado investidor imigrante.

No entanto, como foi explicado, não basta possuir fundos suficientes, é necessário gerar pelo menos 10 empregos formais. Nesse sentido, a compra de imóveis nos Estados Unidos isoladamente, ainda que para fins de locação, não é suficiente.

Portanto, se você deseja obter o visto por meio do investimento em imóveis, é necessário encontrar outros tipos de projeto, como o investimento para reforma ou construção de imóveis. Afinal, por meio da contratação de mão de obra para realização de obras é possível gerar a quantidade de empregos necessária.

Alguma dúvida sobre o visto de investidor nos Estados Unidos? Caso você esteja pensando em se tornar um proprietário de imóveis em Orlando, uma das cidades americanas em que o mercado imobiliário é considerado um dos mais aquecidos do país, converse com um dos corretores Authentic Real Estate e esclareça todas as suas dúvidas sobre o assunto. 

Aproveite também para conhecer as opções de casa à venda em Orlando!