Como tirar seu visto para Orlando
Saiba todos os passos necessários para conseguir tirar o almejado visto americano
Tirar o visto de turista para os Estados Unidos ainda é o procedimento padrão para os viajantes de primeira viagem ou que já tiveram seu documento vencido. Para muitos esse é um processo pouco agradável, já que é cheio de burocracias e tensão. A taxa média de reprovação fica em torno de 4% do número total de solicitantes. Se comparado com os anos anteriores, a porcentagem de reprovados diminuiu e as etapas para tirar o tão desejado visto americano foram simplificadas.
Esse fator reflete o elevado número de brasileiros que visitam os EUA anualmente. Segundo a Visit Usa, mais de 2 milhões de pessoas visitaram algum destino americano em 2015. Como não podia ser diferente, Orlando é a cidade favorita dos brasileiros, com quase metade do número total de pessoas que viajam para o país.
Os brasileiros impulsionam tanto a economia local, que o governo americano já divulgou que pretende acabar de vez com o visto para os visitantes do Brasil. Enquanto isso não acontece, os passos a seguir deverão ser seguidos corretamente. Caso contrário, o tão sonhado passeio para Orlando pode não ser realizado tão cedo. Confira.
1-) Preencha o formulário
O primeiro passo é completar o formulário disponível no site do Departamento do Estado Americano (https://ceac.state.gov/genniv/) que será entregue no consulado dos EUA nas etapas seguintes. A solicitação para o visto de turista (DS-160) pode ser encontrada tanto em inglês quanto em português.
Informações referentes ao itinerário previsto para o passeio, histórico de viagens anteriores ao país, trabalho atual e escolaridade serão levantadas. Nessa etapa o preenchimento do formulário deve ser feito de forma tranquila, já que informações inconsistentes podem comprometer a viagem do solicitante. Após a realização concluída do procedimento, o formulário preenchido deverá ser imprimido.
2-) Agendamento para a entrevista
Após preencher todo o formulário, o solicitante deve agendar sua entrevista na seção consular mais próxima. Lembrando que existem apenas seis locais no Brasil para a realização dessa etapa: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Recife e Rio de Janeiro. A entrevista pode ser programada pelo telefone do respectivo Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), nos números encontrados nesse site https://ais.usvisa-info.com/pt-BR/niv/information/contact_us, e será cobrada uma taxa no valor de U$160.
Uma dica: marcar a entrevista em cima da hora não é uma boa ideia. O ideal é agendá-la três dias depois da solicitação. Assim dá tempo para resolver de forma tranquila a próxima etapa.
3-) Fotos e impressões digitais
O registro fotográfico e o colhimento das digitais devem ser realizados no próprio CASV. Entre os documentos que precisam ser levados no dia estão o passaporte, o formulário DS-160 e o comprovante de pagamento da taxa de U$160 para o visto.
4-) Entrevista
Essa é a etapa mais esperada para quem precisa tirar o visto de turista. Para realizar o procedimento, o entrevistado precisa ter em mãos o código de barras do formulário DS-160, além de documentos que comprovam uma condição financeira suficiente para se manter em solo americano dentro do período da visita. Com tudo em dia, a entrevista pode ser realizada. Para ser aprovado, basta que o solicitante mantenha a calma e responda todos os questionamentos com muita sinceridade. Qualquer sinal de hesitação ou contradição pode comprometer o resultado final da entrevista.
5-) Entrega
Se o solicitante for aprovado, a próxima e derradeira etapa do processo será aguardar a entrega do visto americano em casa ou no trabalho. Contudo, se preferir, o futuro visitante poderá retirar o visto para Orlando no próprio CASV.
Lembrando que o turista com o DS-160 poderá usufruir do documento dentro do prazo de 10 anos. Após o cumprimento do período, o solicitante deverá providenciar um novo visto americano.
Para saber mais, leia aqui sobre outros tipos de visto para ir a Orlando.
E se estiver pensando em morar ou passar uma temporada nos Estados Unidos, aproveite para conhecer nossas casas à venda em Orlando e outras regiões! Converse com um corretor da nossa Imobiliária em Orlando e conheça os nossos imóveis.