Como tirar a carteira de habilitação nos EUA
Confira três passos para tirar uma carteira de habilitação em Orlando
Uma notícia animadora para quem vai passar um bom tempo em Orlando. Tirar a carteira de habilitação para motorista, seja na Flórida ou em qualquer outro território estadunidense, não é um bicho de sete cabeças. Diferente do Brasil, os EUA não dificulta o processo por meio de intermináveis cursos e burocracias. Apesar de algumas semelhanças, o processo é muito mais simplificado e rápido, podendo ser realizado o teste teórico e prático no mesmo dia. A seguir, daremos todos os passos necessários para se conseguir uma carteira de habilitação no Estado da Flórida.
Primeiro passo
Cada Estado possui regras de trânsito distintas. Por isso, o futuro habilitado precisa estudar a legislação válida para o local que vai ser realizada a prova. Pela internet é possível encontrar handbooks com todas as informações que o condutor precisa saber na hora do teste. Portanto, quem for tirar a habilitação em Orlando, deve se atentar para buscar o respectivo livro da Flórida.
Diferente do Brasil, os EUA não exigem aulas presenciais sobre regras de trânsito. Por isso, uma boa estudada no material disponibilizado pela internet já é o suficiente para a hora da prova. Ela será realizada em um computador do departamento de trânsito local. Para fazer o teste teórico, o solicitante estrangeiro deverá apresentar o passaporte, o visto provisório e o SSN (Social Security Number). Caso não tenha este último, o solicitante devera se dirigir ao Social Security Office mais próximo para adquirir uma carta de justificativa. Com ela o futuro condutor terá todos os documentos necessários para a realização da prova. Caso não atinja a pontuação mínima determinada pelo departamento de trânsito, o candidato poderá pagar uma taxa módica para fazer um novo teste.
Segundo passo
Após a prova teórica, o candidato passará por uma avaliação de visão muito simples e rápida. Será constado se o futuro habilitado deverá, ou não, ser obrigado a usar um óculos enquanto guia o carro. Após a aprovação desta fase, o condutor vai receber uma licença provisória de direção. Ou seja, uma autorização para guiar o carro, caso tenha uma pessoa habilitada ao seu lado. Nos EUA os futuros motoristas não são obrigados a frequentar as aulas de direções em auto escolas. Se o candidato já souber dirigir, ele vai ser prontamente encaminhado para a terceira e derradeira etapa.
Terceiro passo
No mesmo dia, o solicitante poderá realizar todos os testes: o teórico, o de visão, e o mais importante, o de direção. A avaliação muito simples será feita no automóvel disposto pelo candidato. Durante a prova alguns comandos básicos serão analisados como aceleração, freio, estacionamento, sinalização, entre outros aspectos. Se o condutor for reprovado, ele poderá realizar uma nova avaliação no dia seguinte. Caso o motorista seja aprovado, no mesmo dia ele terá sua habilitação em mãos, só basta sorrir para sair bonito na foto que estampará a carteira.